sexta-feira, 15 de abril de 2011

MAU HÁLITO OU HALITOSE

O mau hálito ou halitose, também conhecido como: bafo, bafo de onça, boca podre, etc...  é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca. É um problema de saúde, pois, é uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. Estima-se que 40% da população tenha e sofra com esse mau. A halitose pode se tornar um problema desagradável que dificulta as relações pessoais, ou seja, o convívio entre as pessoas ou de quem se gosta.
Há mais de 50 causas possíveis para o mau hálito, as mais freqüentes são: má higiene bucal, gengivite, alimentação, baixo fluxo salivar, falta de profilaxia bucal (limpeza da boca), jejum prolongado, etc... Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim.
Pode-se evitar o mau hálito mantendo uma boa higiene bucal com freqüência, principalmente, após as refeições, usar o fio dental, uso de alimentos fibrosos como: cenoura, maçã... e  VISITAR SEMPRE O DENTISTA.
A simples presença do mau hálito, pode na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais. Os mais comumente relatados são: a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão secundária, dificuldade de estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é necessário.
No entanto, consultas periódicas ao dentista são essenciais, principalmente, para uma higienização mais profissional, única forma de remover a PLACA BACTERIANA ou acúmulo de TÁRTARO na região inferior dos dentes.
Como saber se tenho halitose?
Uma forma é cobrir a boca com as mãos, exalar e sentir o hálito, outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito ou procurar o DENTISTA, já que isso pode ser a indicação de um problema mais sério. Só o odontólogo poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou o excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito, dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário