sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROFILAXIA

Consiste na remoção dos tártaros, raspagem e polimento dos dentes e aplicação tópica de flúor.

ESTÉTICA DENTAL

A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo.
Muitos dos tratamentos odontológicos podem ser considerados estéticos. As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos seus dentes originais.
Um sorriso iluminado dá à fisionomia um aspecto mais bonito e saudável. Entretanto por vários motivos os dentes podem escurecer e adquirir manchas ao longo do tempo.
Você pode ter de volta seu sorriso natural e torna-lo ainda mais belo, pois a Odontologia moderna oferece inúmeras possibilidades de deixar seus dentes mais brancos e saudáveis.

Faça seu auto-exame

Fique atento para as alterações em sua boca.

O que procurar?

Mudanças de aparência dos lábios e da parte interna da boca.
Endurecimentos.
Caroços.
Feridas.
Sangramentos.
Inchações.
Áreas dormentes.
Dentes amolecidos ou quebrados.

CÂNCER DE BOCA

O dentista é uma figura importantíssima para a detecção precoce de tumores de boca. Muitas vezes, ele é o único capaz de dar uma boa avaliada na área a ponto de perceber ligeiras mudanças na coloração da mucosa que costumam passar batido pelo paciente. O ideal, no entanto, é que a própria pessoa pudesse realizar o auto-exame em casa, com um espelho, para observar se há alguma lesão na cavidade bucal. Também é bom prestar atenção em alguns sinais de encrenca. Por exemplo: a existência de uma afta persistente. Ou então uma lesão que esteja incomodando há mais de uma semana. Diante de qualquer coisa estranha na sua boca, nunca vacile. Procure um dentista imediatamente. Se for o caso, ele poderá encaminhá-lo para um serviço de oncologia.

BEIJAR É ...


... o marco inicial de uma relação.
... uma das maiores manifestações de carinho.
... um gesto de amor, entre amantes, amigos, parentes e até desconhecidos. Mas não produz a unificação de dois corpos nem a dominação de um pelo outro. Não há atividade ou passividade no beijo, pois não se pode detectar qual boca beija e qual boca está sendo beijada. O beijo é uma ótima ocasião para pluralizar a existência, através da pele, dos lábios e da língua.

MAU HÁLITO OU HALITOSE

O mau hálito ou halitose, também conhecido como: bafo, bafo de onça, boca podre, etc...  é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca. É um problema de saúde, pois, é uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. Estima-se que 40% da população tenha e sofra com esse mau. A halitose pode se tornar um problema desagradável que dificulta as relações pessoais, ou seja, o convívio entre as pessoas ou de quem se gosta.
Há mais de 50 causas possíveis para o mau hálito, as mais freqüentes são: má higiene bucal, gengivite, alimentação, baixo fluxo salivar, falta de profilaxia bucal (limpeza da boca), jejum prolongado, etc... Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim.
Pode-se evitar o mau hálito mantendo uma boa higiene bucal com freqüência, principalmente, após as refeições, usar o fio dental, uso de alimentos fibrosos como: cenoura, maçã... e  VISITAR SEMPRE O DENTISTA.
A simples presença do mau hálito, pode na maioria das vezes, provocar sérios prejuízos psicossociais. Os mais comumente relatados são: a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão secundária, dificuldade de estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é necessário.
No entanto, consultas periódicas ao dentista são essenciais, principalmente, para uma higienização mais profissional, única forma de remover a PLACA BACTERIANA ou acúmulo de TÁRTARO na região inferior dos dentes.
Como saber se tenho halitose?
Uma forma é cobrir a boca com as mãos, exalar e sentir o hálito, outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito ou procurar o DENTISTA, já que isso pode ser a indicação de um problema mais sério. Só o odontólogo poderá dizer se você tem gengivite, boca seca ou o excesso de placa bacteriana, que são as prováveis causas do mau hálito, dentre outras.

MASTIGUE ESSA

Não tem segredo. De maneira geral, a mesma alimentação que o endrocrinologista ou o nutricionista recomenda para levar uma vida saudável será a mais indicada pelo dentista para manter a boca em ordem. Pegue-se o exemplo da pirâmide alimentar, a mais utilizada representação das proporções adequadas de alimentos. Os açúcares estão no topo, ou seja, devem ser digeridos com moderação. Já as frutas e as verduras estão na base, o que significa que o seu consumo é quase livre. Outros exemplo: os medicos sempre dizem que o melhor é ter horários regulares para comer. O destista concorda. Mas, claro, acrescenta esse detalhe nada desprezível: nunca se esqueça de fazer a higiena da boca depois de cada uma dessas refeições.

BOCA! "Fábio Bibancos"